Fundada por Walter Gropios, foi uma Escola de Design, Artes Plásticas e Arquitetura que funcionou de 1919 a 1933 na Alemanha.
Seus conceitos eram produções no nível tecnológicos e produções em série, além de serem ligadas ao Arts and Crafts, que estimulava a arte criativa.
O Objetivo era integrar arquitetura e artesanato e artes.
Seus pararadigmas eram, a livre criação, a combate a arte pela arte, formar indivíduos ligados a fenômenos culturais e sociais;
A Pesquisa em grupo também era muito comum, entre professores, mestres e alunos.
Ela não se preocupava em criar um estilo, porem como teve destaque com produtos despidos, ornamentais e funcionais e econômicos, acabou se definindo um estilo.
Sua tendência foi sempre compartilhar conhecimento, e hoje já aberta novamente, tem um diferencial para o mundo.
Pós-modernismo: Cultura de massa e globalização
Falando de algo sobre pos-modernismo
Alguns fundamentos sobre esse tema são:
É o capitalismo no âmbito sócio cultural e estético.
Fim das metas narrativas. Discredito dos esquemas explicativos. Muitos consideram que ainda estamos no modernismo, ou ainda em uma trasição. Um dos pontos a se pensar é que com o grande avanço das tecnologias, o pensamento da sociedade, instituições e indivíduos mudou.
Cultura de massa:
Utilizamos esse termo para definir o publico em geral. E Que hoje em dia, as tecnologias da informação e comunicação se beneficiam desta cultura.
Os mesmos meios que trazem benefícios a maioria, também faz com que venham produtos de baixa qualidade, e o público mais seleto acaba sendo oprimido e obrigado a aceitar o que vem na mão, sem outras opções. Visando mais o lucro do que a qualidade.
A Globalização:
Em 1980 surge um processo de cultura a nível global, ou sendo no mundo todo uma só cultura, economia, social e política, no caso o capitalismo visando aumentar o lucro nos países desenvolvidos.
Alguns valores encontrados nestas épocas são:
Multiplicidade: Vários modelos de um mesmo produto.
Fragmentação: parte de uma obra vendidas como completa;
Entropia: Aceitação de todos os estilos, sem pensar em ideologia ou qualidade;
Com a destruição das referências o individuo já não tem idéia do que é bom ou ruim.
Devido a aspectos policultural, multiplicidade e hiperinformação, o pos modernismo encontra se com uma rede inclusivas de consumidores.
Devido a gama de informações os individuos deste mundo estarão com baixo poder de abstração e de senso critico.
São culturas que se relacionam utilizando novas tecnologias a base de micro-eletrônicos. Tambem podemos falara que são as comunidades virtuais. Sendo surgimento veio da tendencia que ocorreu na decada de 60 com um pensamento sobre ficção cientifica.
E o advento de aparelhos que facilitavam o dia-a-dia. Ela se popularizou com o crescimento da internet nos anos 90;
Ouve se então uma mudaça na manipulação da informação, no qual ficava com poucos “um-todos”, e agora todos podem transmitir informação, e então abre se espaço para a cultura de cooperação de individuos.
O Fenômeno Web 2.0, retrata isso, em que nos blogs , orkuts e forum, pode se expressar opniões e informações de qualidade, não antes encontrada nos meios de comunicação tradicionais.
A Queda de instituições e midias, trazendo a informação mais rapido, com qualidade, para todos e com custo baixo, ou quase zero.
Nenhum comentário:
Postar um comentário