No Começo do Bimestre, o Professor Marcos Archanjo, nos passou assuntos relacionados a Historia do Design no Século XX. Eles foram:
Função seria a materialização de uma ideia. Ex: A Função da caneta é passar tinta em um meio plano, afim de se escrever, se o objeto "caneta" escreve então ele cumpre o seu objetivo.
Forma seria a qualidade como é composto um objeto a ser feito, sendo ele muito interligado a cultura no qual se encontra. Ex: Garfo no ocidente serve para levar a comida ate a boca; No Japão usa-se palitinho.
E as duas coisas tem relação com a cultura.
Entendendo isso O Design que cria um produto,deve se ligar na função para que não se tenha erros e um mau design, e forma para se destacar no mercado em que atua.
Modernismo
é um conjunto de movimentos de artisticos e estilos que aconteceram no inicio do seculo xx.
A idéia deste "modernista" era mudar a forma tradicional da epoca, nas areas artisticas e literarias, por uma nova.
A mudança visava mudar a ideia de beleza e estetica.
Simbolismo - a linguagem é um meio de expressão simbolica.
Em varias areas esse movimentos foram encontrados:
Um Citado em aula foi no cinema, o Filme Cidadão Kane de Orsow Welles, que mudava a forma do cinema na época para um novo patamar, encontrando Movimentações de câmera, mostrando o teto do cenário, iluminação e etc.
Entendendo isso o Designer não se deve ficar preso a velhas formas, mas sim procurar sempre inovar, e também não se deve dispensar aquilo q é bom, mas recicla-lo para algo melhor.
Sensação estética: emoção
Com o movimento modernista, a necessidade de buscar questões emocionais, faria com que podessem criar algo totalmente novo.
Mudar a linguagem de como a imagem é expressada, podesse alcançar um outro nivel de intimidade com o expectador.
Buscando padrões esteticos que se assemelham as forma humanas, ou cores que simbolizam, faz com que cheguemos a outro nivel de relação com as artes.
O Design entendendo isso pode utilizar de aspectos semióticos para atingir um publico maior, e fazer com que o usuario tenha uma intimidade com o produto comprado.