Eliseu Visconti, durante seu período de formação na França e ainda como aluno de Eugene Grasset, ilustrou a capa do primeiro número da Revue du Bresil, revelando aí o que seria a sua primeira contribuição à arte da ilustração, através da qual introduz o art nouveau nas artes gráficas no Brasil.
Precursor do Art-Nouveau no Brasil, a principal preocupação de Visconti não era a de tornar-se um artista gráfico, nem tampouco um desenhista industrial na época, e sim, com os infinitos recursos de estilização da arte decorativa, procurar uma nova forma de expressão, adquirida em seus estudos na Europa, visando o ensino da arte no Brasil.
A arte decorativa em Visconti foi uma evolução natural em sua formação de pintor pré-rafaelista no Brasil, anterior à sua viagem, e sua inquirição pela arte japonesa e do movimento impressionista na Europa, culminando deste vínculo a obra de decoração do pano de boca, “foyer” e cúpula do Teatro Municipal do Rio de Janeiro, onde os valores de um verdadeiro pintor e suas pesquisas decorativas no campo do Art-Nouveau se coadunam em efeito monumental e de grandeza pictórica.”
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